quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Teoria do amor


Olá queridos leitores!
Bom, espero também que vocês estejam gostando dos nossos posts assim como estamos adorando publicá-los! Gostaríamos muito que vocês opinassem sobre oque estão achando do blog aqui mesmo na página do blog nos comentários!
Estamos elaborando vários projetos para o ano que vem, e peço a colaboração de vocês para que nosso querido blog cresça cada vez mais.


Para darmos início a mais um poste, hoje quero falar de forma mais técnica de algo que todos nós já conhecemos e que tem tudo a ver com o blog: 
O AMOR!


Amor é um sentimento que adquirimos por determinado ser (pessoas/animais) e/ou objetos no qual quem está amando quer o melhor para o que está amando, tendo cuidado, carinho e o desejo de proteção, não querendo que aconteça nada de ruim pelo ser/objeto que ama.

A palavra amor tem muitos significados, ou seja, muitas formas de sentir amor, como, por exemplo, afeiçãocompaixãomisericórdia, ou ainda, atraçãopaixãoquerer bemsatisfaçãoconquistadesejo, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.






Tipo de Amor
  • Porneia - O “amor-concupiscência”  é a experiência do amor carnal, interesseiro, voraz, até instintivo, como por exemplo, a criança que mama. Amor da criança pela mãe, que só recebe. Neste tipo é de onde deriva a pornografia. O pornô é aquele amor que não tem compromisso algum. É o contato com o objeto. O que importa é a satisfação imediata. Há probabilidade de que estas palavras tenham ligação com o verbo pernumi - que significa "vender".



  • Phaté - O “amor-dependência. Comporta ciúmes, submissão, controle do outro.

Eros - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física. Amor-Eros se caracteriza pela atração, libido, impulso, desejo, calor humano. Eros é um amor carnal. No Antigo Testamento, a Bíblia não é contra o Eros, porém, Eros de maneira educada, ou seja, de acordo com as leis de Deus. Deus nos concebeu o amor carnal, mas, muitas pessoas entendem de forma pecadora, contra os princípios de Deus. O amor Eros entre homem e mulher é um amor puro e divino no conceito religioso, sem pecados. O que se refere ao amor carnal, o Santo Padre afirma que Eros não pode ser usado para desvirtuar pessoas e nem usá-las.  O grande desafio da humanidade, principalmente no século XXI é o controle sobre os impulsos carnais. Muitas pessoas buscam neste tipo de amor somente o prazer, sem entender o conceito de amar.

De forma mais técnica, Eros sendo um sentimento educado e técnico, é a unificação de corpo e alma entre dois amantes.  O amor entre o homem e a mulher não é um pecado, desde que tenha sido de acordo com as leis de Deus. Eros vem a partir do amor Ágape, pois primeiro devemos amar o interior do companheiro, ou seja, seu espírito, sua forma de viver, amar os defeitos assim como se ama as qualidades da pessoa. Porém é um presente que deve ser usado no tempo certo, na hora certa, na medida em que vivenciamos bem o Amor Ágape. Uma missão difícil de fazer com que as pessoas entendam e desassociem uma coisa da outra.

No tempo do Iluminismo (movimento cultural de elite de intelectuais a fim de reformar a sociedade a partir da razão) foi se desenvolvendo criticas radicais ao cristianismo, fazendo Eros ser visto de uma forma totalmente negativa. Eros nunca foi a favor da prostituição ou do amor carnal antes do casamento, mas sim como um complemento ao amor Ágape.

Ludus - amor-jogo é o vale tudo, a orgia, a falta de pudor, a liberdade sem limites, jogo do amor.


Pragma – (prática; negócio). O “amor-espelho” representa as pessoas que procuram alguém que faz o seu tipo, o seu status, alguém igual a si mesmo, seu espelho. - amor pragmático, que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora. É Uma forma que prioriza o lado prático das coisas. O individuo sempre avalia as possíveis implicações antes de se relacionar. Avaliando o relacionamento o individuo verifica se haverá um futuro, tendo ele investe, caso contrário desiste do relacionamento. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o (a) companheiro (a) ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para seus futuros filhos e leva muito em conta o conforto material. Sempre se questiona sobre seu relacionamento com perguntas como: O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos? Como minha vida vai mudar se eu me casar?Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.
                 

Storge - (amor ternura) um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade. É o carinho, respeito, valorização, acolhimento, admiração do outro. A valorização da confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados. P romance começa de maneira tão gradual que os parceiros não sabem dizer quando exatamente começou. A atração física não é o principal. Os namorados amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranquilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. E em geral, mantém relações bastante duradouras e estáveis. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva. Acontece geralmente entre grandes amigos. Normalmente os casais com este tipo de amor concem muito bem um ao outro.
                


Philia: Amor de amizade.
Jesus refere-se a este ideal quando fala de si: “ninguém tem maior amor do que aquele dá a vida pelos amigos” (Jo 15,13).

Significa altruísmo, generosidade, dedicação, benevolência.  A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem prática esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar. A interpretação cristã sobre a origem de Jesus, engloba este tipo de amor para descrever o ato de Deus, que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu filho unigênito, para ser morto em favor do homem.


Káris - O “amor-compaixão” é a sensibilidade pelo outro, a misericórdia, a reconciliação, o bem-querer, a bondade, a salvação do mundo.



  • Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos.


    Mania - amor altamente emocional, instável; o estereótipo de amor romântico ou apaixonado.
Ágape - amor altruísta; espiritual. Que é a maturidade no amor, desejar o que outro deseja, estar a serviço do outro sem esperar vantagens, capacidade de morrer pelo amado. Um tipo de amor que ficou mais conhecido com o advento do cristianismo por ser o amor que o Deus judaico-cristão sentiu pela humanidade, criando-a; por pura gratuidade já que Ele é perfeito e não precisaria da humanidade para nada.
É um amor puro sem nenhuma intenção. Não se espera nada em troca, nem uma premiação pelos seus gestos, ama-se os outros por causa deles mesmos. Ágape não se mistura com os desejos de posse e vontade de dominar e explorar, não é um amor por “piedade” ou por comprimento de deveres morais/religiosos, mas nasce da disponibilidade para ir ao encontro do próximo e demonstrar-lhe o amor que nos torna sensíveis também diante de Deus. É neste amor que experimentamos, no serviço ao próximo, o modo com que Deus me ama e tudo o que ele faz por mim e pela humanidade. É o amor reflete o amor divino.

  • Platônico – é um amor perfeito, ideal e puro, impossível de se realizar. Desejar algo que não possui. Acontecesse frequentemente, principalmente com adolescentes, amar um(a) garoto(a) de sua escola sem nem conhecer direito a pessoa ou nem ter dito nenhuma palavra, admirar a pessoa interiormente e/ou fisicamente. Amor um(a) cantor(a) é um amor platônico, onde muitos fãs sonham em ter um relacionamento com seus ídolos. Amor virtual, entre outros.


Em geral para o amor não se avalia o nível social, a raça ou quais quer outros tipos de características das pessoas, pois o amor é amar o interior da pessoa, independente de sua situação financeira, religião, cultura, etc. É um sentimento que todos querem sentir, pois é querer  o bem das pessoas que nos cercam e que nos acompanham durante a jornada de nossas vidas.
Existem vários tipos de amor, como citamos acima, então não tem como alguém negar que nunca amou alguém na vida, pois em algum momento de sua vida certamente já amou alguém verdadeiramente, ou então a algum objeto material. Amar é querer cuidar de outra pessoa melhor do que de você mesmo, sem querer  nada em troca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários