sexta-feira, 29 de março de 2013

Origem do Ovo de Páscoa


Vocês certamente já se perguntaram qual a relação entre presentear alguém com ovo de páscoa e a celebração religiosa (á celebração da morte e ressureição de Cristo). Essa data comemorativa surgiu entre os hebreus para comemorar a passagem do inverno para a primavera (páscoa tem o significado de passagem). Há rumores de que a comemoração surgiu na região do mediterrâneo entre algumas sociedades, como a sociedade grega, entre o mês de março. Como o inverno é uma época difícil para a produção de alimentos, dificultando a sobrevivência dos europeus nesta época, eles comemoravam a primavera pela razão de melhorias de sobrevivência durante a estação mais calorosa. Os ovos eram pintados com alguma gravura para representar plantas ou elemento natural. Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito.

Em 325 d.C, com a organização do cincilio de Niceia, os clérigos preocupados em expandir o número de fiéis resolveram adotar essa data como evento religioso. No período medieval, nobres e reis comemoravam a data com ovos de ouro e cravejados de pedras preciosas, mas a frente sendo substiuído por ovos de chocolate com o desenvolvimento da culinária.

Os espanhóis ao entrarem em contato com os maias e astecas foram responsaveis pela divulgação do aliemento. Duzentos anos mais tarde os italianos tiveram a idéia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da história.

A figura do coelho de páscoa foi trazida a América pelos alemães entre o final do século XVII e ínício do século XVIII. O coelho é uma representação da páscoa porque na época o nível de mortalidade era altissímo devido as terríveis condições de inverno, representando fertilidade como preservação da espécie e melhores condições de vida na estação seguinte: primavera, onde o clima é melhor para a produção de alimentos na Europa e também contribuindo para a saúde das pessoas, comparado ao inverno onde se há mais possibilidades de infermidades. A data relaciona-se ao significado de uma vida nova.


Boa Páscoa para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários