quinta-feira, 2 de maio de 2013

Desapego



Mais uma vez escrevendo sobre frustrações, fruto do amor não correspondido. Dessa vez vou escrever sobre algo que eu, não consigo entender: o desapegar-se.
Desapegar-se do que te faz mal, deveria ser fácil, ou na pior das hipóteses, não tão difícil quanto é. Eu já vi muitas pessoas se desfazendo, se desapegando de outras que antes diziam “amar”, mas eu não entendia o porquê delas se desfazerem de quem antes julgavam amar. Mas hoje eu entendo, é porque elas fizeram mal, magoaram. Mas mesmo entendendo, não sei como que se faz isso. Como se “desapegar” de alguém.
As pessoas ás vezes nos fazem tanto mal, nos magoam, mudam assim como mudam seus sentimentos e não poupam gestos ou palavras para deixarem isso o mais transparente possível. O pior é que elas não sabem simplesmente ir direto ao ponto, ao invés disso, elas nos torturam o máximo que podem e que conseguem até que, nós caiamos na realidade, e decidamos que o melhor é fazer as malas e partir para outro coração, ou simplesmente pra outro lugar.
Ontem eu estava dentro do carro, olhando com um olhar vago a paisagem e me perdendo em meus próprios pensamentos, pensamentos estes sobre o desapegar-se. Estava pensando em como seria se eu simplesmente soubesse desapegar, mas deduzi que realmente eu não sei.
Comecei a pensar em como é ruim continuar com alguém que te magoa tanto, é como andar em círculos e nunca achar a saída, é algo sufocante. Então pensei “vou me desapegar”, mas eis que eu simplesmente não consegui... Por que ao contrário de se desapegar de uma blusa que não nos serve mais, o amor, por outro lado ainda serve, a pessoa ainda serve.
 A pessoa pode nos magoar, pode nos fazer derramar mil e uma lágrimas, mas se formos analisar, ela ainda nos faz dar alguns sorrisos.  Então como simplesmente se desapegar de alguém que ainda te faz sorrir? Que no fundo, ainda é aquela pessoa que você ama mesmo tendo se tornado uma idiota e partido o seu coração milhares de vezes?
E eu não entendo... Já comecei a pensar nos defeitos, nas lágrimas, nas palavras cruéis, mas quando me pego pensando nos momentos bons, a ideia de desapego evapora. Será que todo mundo é assim? Eu sinceramente, bato palmas e admiro muito quem consegue simplesmente ir embora e se desfazer facilmente daquela pessoa que te faz mal, porque eu, até agora ainda não consegui.
Queria muito que houvesse em algum lugar a receita do desapego, e assim, quando alguém me magoasse pra valer, quando eu visse que já não valia mais a pena, eu simplesmente faria o que tivesse que ser feito para simplesmente me desapegar, ir embora e mandar o desgraçado que partisse o meu coração ir se foder.
Tenho certeza de que não sou a única a querer usufruir dessa receita, que eu nem sei se não existe. Talvez não exista uma receita, talvez exista um ritual, um procedimento para se esquecer alguém, mas que eu ainda não aprendi a fazer.
Tenho certeza de que esse procedimento existe, mas não é um procedimento padrão, porque assim como cada um tem um coração, cada um tem o seu próprio jeito de esquecer, de se desapegar. Alguns queimam cartas. Outros rasgam fotos. Outros excluem das redes sociais, deletam o número do celular. E eu, que ainda não sei como desapegar, que ainda não sei qual é o método mais eficaz para o desapego, apenas desabafo, escrevo até quem sabe, um dia meu coração se esvaziar e o amor sofrido e não correspondido acabar.



2 comentários:

  1. Adorei o texto! Realmente muito bom e muito sincero.
    Com certeza muitos leitores se identificaram ou se identificarão ao lerem o texto porque a maioria já passou por uma situação dessas.
    Como opnião pessoal, acho realamente muito difícil esquecer alguém que um dia já te fez bem.
    Mas a respota está bem ai, no passado a pessoa correspondia aos seus sentimentos, se no presente tez faz sofrer é porque você simplesmente não consegue se desapegar do passado. Você enxerga a pessoa como um dia ela foi, e não como ela é agora.
    O sentimentos mudam, as pessoas mudam. Para não se magoar é importante seguir em frente, andar com o tempo.
    Não se prenda ao tempo, pois tudo muda, amaduresce, se renova e morre, assim como os sentimentos.

    ResponderExcluir
  2. Otimo Texto Bianca. Eis uma questão muito interessante como DESAPEGAr, de algo a qual fez parte de umA FASE DA vida.
    jÁ OUVIR milhares de vezes esquece, exclue do celular, do facebook, "isso passa". Incrivel é que por mais que o tempo passe, e que a vida sofra tranformações, sempre haverá algo a qual faz lembrar do quanto. Por mais que venhamos perdoa a pessoa. O subconsciente tras as lembranças marcadas. Por mais que tentamos, porém, sempre haverá mas isso foi com ....

    ResponderExcluir

Comentários