sábado, 26 de janeiro de 2013

Resenha: Uma Verdade Inconveniente




Hoje venho falar de um livro muito interessante que li sobre o tão famoso e pouco compreendido Aquecimento Global. O livro é de autoria de Al Gore ex-vice presidente dos Estados Unidos que nos faz um alerta sobre o efeito causado pela emissão de gases como o dióxido de carbono entre outros gases tão prejudiciais a camada de ozônio e consequentemente ao planeta.
 
 O livro é de fácil entendimento e a cada página lida podemos compreender cada vez mais as transformações que o planeta anda sofrendo por causas das variações e mudanças climáticas da Terra que são consequências das atitudes que nós, seres humanos tomamos.
O livro é muito bem ilustrado com imagens impressionantes de locais, como por exemplo, várias geleiras em que o gelo está derretendo ou ficando inexistente em algumas partes do mundo. Nos mostra também a impressionante diminuição do Lago Chade que antes era considerado o 6º maior lago do mundo.
O Aquecimento Global, como relatado por Al Gore mostra mudanças antes inimagináveis pelo ser humano, como por exemplo, o derretimento de grandes áreas de Permafrost (parte do solo permanentemente congelada), a fragmentação da Plataforma de gelo Larsen-B, e as possíveis consequências do aquecimento global daqui á alguns anos, como por exemplo, a elevação do nível do mar por causa do derretimento das geleiras.
 Além disso, ele relata várias das catástrofes causadas pelo Aquecimento Global como, por exemplo, o primeiro furacão á atingir o Atlântico Sul em 2004 no Brasil e os 27 furacões que ocorreram no ano de 2005 e que esgotou a lista de nomes fazendo que pela primeira vez na história a Organização Meteorológica Mundial usasse letras do alfabeto grego para nomear os furacões e tempestades tropicais.  

Eu achei o livro muito interessante e indico a pessoas que estão em busca de algum tipo de conhecimento ou que tem alguma curiosidade de entender um pouco o que é e as consequências do aquecimento global. Além disso, há disponível na internet para donwload o filme de Al Gore sobre o aquecimento global que recebe o mesmo nome do livro “Uma Verdade Inconveniente” pelo qual estou curiosa e louca para assistir também.

Veja abaixo o Trailer do filme:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários