quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Estudando Pelo Avesso




Olá pessoal!


Espero que todos estejam bem.


Hoje eu quero falar para vocês a importância de se preparar para o futuro. Provavelmente muitos de vocês devem ter preguiça de estudar, assim como eu. Mas se querem ter um bom futuro, vocês precisam largar a preguiça de lado e tirar da cabeça alguns pensamentos negativos como “Não sou bom em artes”; “Odeio matemática”; “Não vou usar física e química em nada na minha vida”, etc. Estudar é importante para prestar vestibulares para descontos nas bolsas ou até mesmo para concorrer bolsas de estudos gratuitas, prestar concursos públicos, atuar em alguma profissão no banco, ou até mesmo para atuar em outra empresa.


Este é um novo ano, onde todos nós buscamos melhorias em nossas vidas, mas para isso, as mudanças deverão ocorrer a partir da nossa própria atitude. Primeiro temos que querer realmente mudar e depois temos que ter atitude.


Para isso, vamos fazer uma organização de obrigações do dia-a-dia, como por exemplo, ir para a escola, limpar a casa, ir ao curso matriculado, enfim, obrigações do cotidiano. Faremos uma tabela para colocar os horários de início e término das atividades, facilitará no controle sobre nosso cotidiano e para organizar nossa disponibilidade de horário. Iremos acrescentar na lista de prioridades um determinado horário para inserir na tabela para estudar em casa. Devemos fazer isto porque geralmente acabamos entretidos na internet, que nos esquecemos de fazer lições de casa, trabalhos escolares, atividades inacabados e principalmente estudar para as provas e deixamos sempre para ultima hora. Estude entre 1 a 3 horas por dia, confira todas as matérias do caderno para ver se não há nenhuma lição incompleta ou atrasada, decore a tabuada e todos os estados e capitais de cada estado do Brasil que provavelmente você já se esqueceu, enfim estude diversos assuntos. É importante guardar os cadernos e não jogar fora depois de acabar o ano, pois pode ser seu material de estudos. Tendo dificuldade em compreender textos, para facilitar procure no Youtube vídeo aulas sobre oque estiver estudando, alguém explicando por vídeo facilita o entendimento. Logo após, faça um resumo teórico do que aprendeu. Para estudar exatas, após fazer o resumo teórico, tente elaborar questões para fazer cálculos ou procure atividades sobre o exercício na internet, ou simplesmente refaça os exercícios do seu próprio caderno da escola. Utilize uma boa parte do tempo que estiver na internet para realizar pesquisas, adquirir conhecimento sobre diversos assuntos é importante para seu lado intelectual e até mesmo para sua parte pessoal. É sempre importante estudar, independente da profissão que se queira exercer. Por isso, sempre estude.

Sempre que estiver sem fazer nada, procure ler livros, pode ser histórias em quadrinhos, mangás, enfim, qualquer estilo de leitura que te interesse para que leia diariamente. Não precisa ler livros chatos como os da escola, mas livros de seu interesse como romances, livros de terror, ficção, fatos reais, ou até mesmo ler jornais para se atualizar com as noticias do mundo, blogs como Amando pelo avesso, oque importa mesmo é exercitar a leitura diariamente.

Se você não tem dinheiro para se qualificar, faça cursos gratuitos, em Tele Centros,Etec (prova R$ 25,00 á R$ 30,00), na Fábrica Cultural, na Obra Social Dom Bosco, Fundação Jovem Profissional, Cedesp, Via Rápida Emprego (a partir dos 16 anos), Projeto Bate Lata (em Campinas- SP), Meninos Do Morumbi, Etc. Basta ter interesse em seu próprio futuro e pesquisar!

É também muito importante para seu currículo cursos de idiomas, principalmente inglês, para isso existem várias escolas de idiomas, caso não tenha dinheiro, procure pelo seu bairro escolas publicas que tenham o Programa Escola da Família, com cursos de idiomas gratuitos oferecidos pelo governo por bolsistas de algumas faculdades, as aulas são oferecidas somente nos finais de semana. Para cursos particulares é muito importante saber sobre a reputação da escola, pois existem escolas de cursos que visam somente o lucro, não dando ênfase ao conteúdo que os alunos aprenderão, para não desperdiçar dinheiro, procure saber o máximo possível sobre a escola em que deseja se matricular. A melhor escola para inglês atualmente é a Cultura Inglesa, porém seu preço é um pouco alto, mas vale muito a pena investir nesta escola conceituada sendo considerada uma das melhores escolas de inglês da América Latina.

Também recomendo o Senac e o Senai que são escolas técnicas profissionalizantes de alta qualidade. Porém para quem quer fazer algum curso técnico e não tem dinheiro o Senac e o Senai oferecem cursos gratuitos também. Para se cadastrar é só pesquisar sobre cursos gratuitos no próprio site deles.

Se você está no Ensino Médio e já trabalha, mas não tem ideia de qual faculdade irá exercer futuramente, recomendo que abra uma poupança para guardar dinheiro para a faculdade.

Dê preferência, mensalmente coloque em sua poupança 50% ou mais da metade do seu salário. Agora faça novamente uma tabela com suas despesas fixas (despesas que temos a obrigação de pagar mensalmente), por exemplo, gás, telefone, entre outros e logo abaixo insira na tabela as despesas variáveis (como conta de água, luz, entre outras aos quais os valores mudam sempre). Depois veja o quanto sobrará de seu salário para poder guardar em sua poupança. Não faça dividas com bobagens, como roupas de marca, guloseimas, enfim coisas desnecessárias aos quais se você não as tiver não farão diferença em sua vida, ou seja, gaste somente o necessário. Especialistas afirmam que é indicado comprometer apenas 30% do salário com gastos gerais.

Adquira as carteirinhas de estudantes para diminuir gastos. Terminando a escola, você terá alguma quantia para mensalidade, matricula e livros, mas não percam a oportunidade de fazer a prova do Enem, pois sendo estudante, você fica isento da taxa de inscrição para a prova de descontos em faculdades. Se ainda não souber o que quer ou achar melhor, utilize suas economias para fazer cursinhos preparatórios para vestibulares. Através desses cursos particulares, tendo um bom aprendizado e se comprometendo com o curso, há uma grande chance de se adquirir bolsa de estudo 100% nas faculdades. É uma ótima oportunidade para se livrar dos gastos mensais, pois fora a mensalidade tem que pagar livros entre outros materiais de acordo com o curso que se queira estudar. Exemplos de boas escolas preparatórias para vestibulares são a Poli e o Objetivo, apesar de suas mensalidades serem caras, vale muito a pena investir caso tenha interesse em estudar para ter um bom futuro.

Por isso, parem de ser preguiçosos, pois preguiça não dá futuro. Não coloque empecilhos como alegando que não tem dinheiro para se qualificar, pois nesta matéria dei exemplos de cursos gratuitos de projetos sociais, basta interesse em crescer na vida. Pessoal, espero que tenham gostado das dicas e bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários