sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pano de Chão




Pode até ser que o fim possa ser adiado, mas acredite, uma hora ele sempre chega. E eu não estou falando apenas do nosso fim, da morte, estou falando também do fim de uma amizade, de alguma coisa ou de um namoro. Não importa o quanto você costure as feridas, não importa se você quer deixar tudo no passado. No fim tudo se ajunta, tudo pesa na balança, mesmo as coisas que você quis deixar no passado e então quando é posto tudo na balança você acaba optando pelo fim.
Optando pelo fim da solidão, da tristeza, das lágrimas e da amargura, mas quando o fim desse relacionamento chega, seja lá que tipo de relacionamento for, você acaba dando início há outra solidão, outra amargura, outra tristeza, e agora, para ferrar tudo de vez: há o inicio da saudade.
Nós estamos acostumados a não simplesmente aceitar o fim e nem a esperar que ele chegue, nós simplesmente o adiamos com a esperança de que ele nunca chegue, de que as coisas mudem, de que tudo se concerte e de que realmente as feridas possam ser costuras, mas acabamos descobrindo que nem sempre elas podem.
Costuramos até não podermos mais, remendamos até ter mais linhas do que panos, até fingir e lembrar mais das alegrias do que das tristezas, que nesse momento são inúmeras vezes mais, mas que mesmo assim a diminuímos para continuar tentando seguir em frente com o que nós já sabemos que chegou: o fim.
Mesmo com o ultimo fiapo, mesmo que aquilo tenha muito mais linha do que pano, nós continuamos. Continuamos tanto, que quando tudo acaba já foi longe demais, você já se acostumou com tudo e então acaba sendo tudo mais doloroso, porque nós sabemos que ele, que o fim, sempre é.
O fim mesmo que ás vezes venha para o mal, nos sabemos: ele é preciso. Sem o fim não haveriam recomeços, ou até mesmo novos começos. Sem o fim não haveríamos novas chances, novas escolhas, novas alegrias e até: novos relacionamentos.
Nós ás vezes precisamos do fim para sabermos que devemos comprar outro pano ao invés de ficar remendando e costurando tanto algo que já foi tão rasgado, tão ferido, tão machucado.
Eu sei que vai doer em você assim como já doeu em mim, mas quando o pano já estiver muito perfurado e remendado: por favor, troque o pano, troque quando você souber, quando já estiver claro que ele não te serve mais e não fique por ai tentando costurar pano de chão quando ainda existem vários panos de prato!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários