sábado, 31 de agosto de 2013

Um Dia Pode Ser Você



 Eu reclamei por falta de amor, mas não percebi que enquanto eu reclamava, muitos agradeciam por um modesto prato de comida ou pelo simples fato de ainda conseguirem respirar. Reclamei de estar acima do peso, enquanto outros morriam por não ter o que comer em várias partes do mundo.
Disse que não tinha nenhuma roupa para vestir só porque nenhuma combinava ou me agradava. E muitos morriam de frio.
Eu reclamei por achar que o meu emprego era uma porcaria. Outros não tinham nenhum real no bolso. No almoço eu reclamei porque não gostava de comer filé de frango. O cara la da esquina fuçava o lixo em busca de algo mastigável mesmo sabendo que seja la o que fosse que encontrasse, estaria estragado.
Eu reclamei dos meus pais por eles serem muito protetores. Outros nem pais tinham. Reclamei da minha casa. Outros se contentavam em um cantinho para descansar em alguma calçada qualquer.
Reclamei do meu cabelo por ele estar ressecado. Milhares de pessoas perdiam todos os dias seus cabelos e até suas vidas para o câncer.
Reclamei de ter que acordar cedo e ir para a escola. Crianças iam trabalhar cortando cana ou vendendo balas no farol.
Fechei os olhos e reclamei de tudo sem perceber que muitos por ai, dariam tudo para ter tudo o que eu critico e que reclamo. Reclamei porque nunca senti fome e não tive o que comer por horas ou talvez até por dias. Reclamei porque nunca soube de verdade o que é uma madrugada fria penetrando não só a carne, como também todos os ossos do corpo. Reclamei porque embora tivesse um emprego terrível, eu nunca soube o que é ser um pai sem o dinheiro do leite ou da comida do próprio filho. Reclamei porque embora odiasse a minha casa, eu sempre tive um lugar para onde voltar. Reclamei do meu cabelo porque nunca soube o que era perdê-lo para o câncer. Reclamei de estudar porque nunca soube o que era viver como se fosse um escravo cortando cana por esmola ao invés de estar na escola.
 Reclamei porque era mais fácil, porque pra todo mundo é mais fácil criticar do que agradecer. Por que é mais fácil fechar os olhos para não ver o que está diante dos nossos olhos. E sabe por quê? Por que ninguém quer ver o que considerável desagradável e feio. Por que é preferível fechar os olhos e calar a boca do que tentar mudar a realidade que é triste e lamentável, mas que faz parte da vida de muitos que você finge não enxergar. Ou vai me dizer que você não ignora o necessitado que fica na rua implorando por um pouco de comida? Que você não finge que não vê aquilo que está diante dos seus olhos porque está ocupado demais olhando para aquela roupa bonita no manequim da vitrine? Vai me dizer que você compra a bala ou o amendoim do cara do ônibus que tem uma família inteira dependendo disso para ter o que comer no jantar? Se você é uma dessas pessoas, que de alguma forma ajuda ao invés de reclamar pelo que tem, eu lhe dou os parabéns. E se você não é, é melhor começar a passar a ser porque um dia o necessitado poderá ser você.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários