domingo, 4 de agosto de 2013

Os Efeitos da Dor

Me disseram que a dor nos tornava pessoas fortes, mas descobri que ela também pode nos tornar pessoas frias, preenchidas apenas com o medo de ter que senti-la novamente.
A dor é persistente e uma vez que a sentimos, parece que a coisa mais difícil é fazê-la ir embora. Tenho certeza de que você também já se sentiu assim.
Já me disseram que um dia ela se dissipa, que um dia ela vai embora, mas isso não é verdade. Ás vezes ela ainda fica lá, alojada em um canto qualquer do nosso coração e vez ou outra nos vemos sendo tomados novamente por ela porque simplesmente não é fácil esquecer algo que nos magoou. É como se a dor fosse gravada no nosso coração e toda vez que nos lembrarmos do que a causou, nós a sentimos novamente. De novo. E de novo.
Pior ainda é quando temos a falsa ilusão de que ela foi embora, de que ela não nos machuca mais e de repente, lá está ela novamente provando que está mais viva e mais forte do que nunca e quase tem forma própria. E ela queima a nossa alma tão forte que quase pedimos misericórdia, que as vezes preferimos fazer com que o nosso próprio coração pare de bater só para não ter que senti-la mais uma vez.
A dor, infelizmente é inevitável porque as pessoas sempre se sentirão magoadas de alguma forma. Seja perdendo alguém, seja não conseguindo ser aprovado na faculdade, seja com um término de namoro, a dor, uma hora fará parte da vida de todos. E eu não posso dizer qual é o antídoto da dor, porque talvez cada um tenha a sua própria forma de lhe dar com ela. Para alguns, esquecê-la por um tempo (já que provavelmente ela nunca irá embora) é sair com os amigos, para outros é se trancar num quarto escuro e chorar até sentir que as lágrimas acabaram, para outros é escrevendo um texto, compondo uma música ou fazendo um desenho, para outros é saindo com os amigos ou enchendo a cara. De qualquer forma todas essas coisas só funcionam por um tempo, depois talvez acabe o efeito e a dor volta a te atormentar, até que, talvez você se esqueça de que ela existe e seja tomado por uma dor diferente.

Você pode pensar que a dor é terrível (o que não deixa de ser verdade), mas as vezes só ela pode nos ajudar a amadurecer, a enfrentar coisas que normalmente ignoraríamos ou simplesmente nos tornarmos pessoas mais experientes quando o assunto é viver. A dor chega para todos, a dor transforma a todos, mas as pessoas com sentimentos mais aguçados como eu talvez não saibam muito bem como encará-la e com medo de senti-la mais vezes do que o comum, nos fechamos para o mundo, para as pessoas e principalmente para os sentimentos porque simplesmente não suportamos a ideia de sermos magoados. Porque como já disse, somos mais sensíveis a tudo, tanto para amar mais intensamente quanto para sofrer mais intensamente. Não nos chame de frios se simplesmente não queremos abrir nosso coração, se simplesmente tememos mais que tudo a dor e se simplesmente não queremos conviver com nossos corações mais despedaçados do que o habitual. Desculpe, esse é só um dos tantos efeitos colaterais da dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários