terça-feira, 5 de novembro de 2013

O Que De Fato Significa Solidão


O que de fato significa solidão? De acordo com uma das minhas matérias da faculdade solidão é um estado em que se está tão só que não se pode estar se quer consigo mesmo.
Quando estamos imersos á solidão somos incapazes de pensar com razão ou de ver uma única brecha de luz, de esperança diante de tanta escuridão.
Acho que em algum momento da vida todo mundo passa por isso e se você não passou ainda corre o sério risco de um dia mergulhar nessas águas gélidas e desertas.
Estar em solidão completa na maioria das vezes é a alavanca que nos impulsiona a cair em depressão e quando caímos na mesma, é difícil de sair de lá. A solidão e a depressão á meu ver possuem um fator em comum. Ambas são viciantes e são ciclos difíceis de serem quebrados além de que, muitas vezes estes dois itens estão ligados um ao outro porque na maioria das vezes, um necessita do outro para estar nessas condições.
No momento em que se entra nesse buraco quase sem fundo, é preciso ser capaz de ter um olhar crítico sobre si mesmo e sobre sua própria condição a fim de conseguir enxergar por onde se está caminhando para não correr o risco de nunca conseguir mudar de direção. O que pode ser muito perigoso.
É preciso ser emocionalmente forte e flexível sobre os fatores não só externos como também e principalmente internos. É olhar com clareza e racionalidade buscando soluções, alternativas para que se possa chegar a alcançar o objetivo central de toda vida humana que é a felicidade.

E o que pra mim é a felicidade? Para mim, felicidade não implica em se sentir feliz o tempo todo. É bem irônico, mas para mim a real felicidade também consiste em momentos de tristeza. Ser feliz é saber aceitar que ninguém é ou se sente feliz o tempo todo e aceitar que são os momentos de tristeza que nos amadurece e muitas vezes nos tira do estado de menoridade.  Ser feliz é saber que mesmo as pessoas mais felizes do mundo tem problemas e que o modo como elas encaram os problemas é que pode ou não defini-las como pessoas felizes ou infelizes. É compreender que felicidade não depende de status, fama, dinheiro, nacionalidade, raça ou posição social. Então um conselho para quem procura encontrar a felicidade, é que tente ser feliz mesmo que dotado de problemas, porque problemas meu amigo, esses todo mundo tem! O ideal é não se deixar ser atraído pela infelicidade evitando o máximo possível estar solitário. É preciso pensar, refletir sobre a existência das coisas, se tornar um ser racional, pois assim estará não só imerso de conhecimento como também não estará só, evitando assim o estado de solidão, pois a solidão é o que puxa, o que impulsiona e o que te deixa cair em depressão e ser infeliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários